O sucesso de qualquer produção audiovisual é medido por meio do lucro que ele gera para sua produtora, e com as séries da Netflix o processo não é diferente. Claro, nem toda história alcança a fama de ‘Stranger Things’, mas nem por isso deixa de fazer bonito no streaming.
O orçamento vai de acordo com o número de espectadores que se espera atrair, e quando a primeira temporada de um produto é lançada, a Netflix compara a audiência real com essa projeção feita previamente.
A decisão em torno desses números é uma só: se a meta não for atingida, tchau e benção, é cancelada, por isso muitos títulos simplesmente desaparecem da plataforma sem nenhuma justificativa aparente. Quando acontece o contrário, mesmo não sendo um fenômeno, tudo continua normal. Um exemplo disso é ‘Grace e Frankie’, que está longe de ser um dos maiores hits, mas segue firme e forte para sua sétima temporada.
“Se vocês observarem as produções com duas temporadas ou mais, verão que a taxa de renovação é de 67%, o que é o padrão da indústria”, apontou um dos presidentes executivos da empresa, Ted Sarandos. A audiência cria boca a boca. Isso traz novos assinantes e mantém os antigos. Em 2019, a Netflix investiu US$ 15,3 bilhões em conteúdo, e faturou US$ 20,1 bilhões.