Não é de hoje que as mulheres precisam lutar com unhas e dentes para ter seus direitos garantidos, desde muito tempo atrás essa ‘batalha’ começou e graças a união de todas elas muitas coisas foram alcançadas. Atualmente as mulheres podem votar, exercer a profissão que quiser, dentre outras atividades que antigamente só eram executadas por homens.
Porém, mesmo elas conseguindo garantir o espaço que tanto sonharam é discrepante a diferença entre homem e mulher no ambiente de trabalho, enquanto o sucesso deles parece que acontece da maneira mais natural possível, elas trabalham mais e ganham menos, entretanto, como conseguir explicar isso de um jeito claro e objetivo?
A publicidade nasceu há muitos anos e desde então foi evoluindo e apresentando ferramentas que contribuem para a construção de grandes marcas e instituições, mas também serve para ‘explicar’ de um jeito criativo e diferente problemas que fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes nem nos damos conta.
Kazunori Shiina é diretor de arte e em parceria com a redatora Chandani Karnak resolveu usar escadas convencionais e escadas rolantes para mostrar o caminho que homens e mulheres percorrem para chegar ao sucesso.
A campanha consistiu em pintar escadas rolantes de azul e as convencionais de rosa, mostrando que os homens ‘chegam ao topo’ com mais facilidade e não precisam de tanto esforço como as mulheres, uma ideia muito simples mas que consegue retratar perfeitamente a realidade.
Na ponta de ambas as escadas é possível ler a frase ‘o caminho para o topo não é igual para homens e mulheres’. A peça já arrematou dois prêmios importantes da publicidade e foi desenvolvida na Miami Ad School.