Acostumados a ver amigos divulgando pedidos de doação de sangue para ajudar alguém próximo, publicitários resolveram usar o que tem de mais valioso, a criatividade, para colaborar. Assim, Mateus Oliveira, Vinicius Sakamoto e Rafael Rodrigues criaram a campanha DOA-SE.
Nela, cidadãos comuns estão sendo convidados a colar a conhecida placa de ‘VENDE-SE’ em seus carros, mas desta vez com a palavra ‘DOA-SE’ (www.doasesangue.com.br).
Ao se aproximar da mensagem, é possível entender que se trata de um incentivo à campanha de doação de sangue, com o contato do hemocentro mais próximo:
“Doar sangue não chama tanto a atenção, mas ajuda muito mais. Entre nessa campanha. Ligue agora e agende sua doação. ”
“O desafio é engajar as pessoas a doarem sangue e colaborarem também na divulgação, colando a placa em seus carros”, explica Vinicius.
“Com DOA-SE, esperamos contribuir para o crescimento do número de doadores no país, que ainda é bem abaixo do recomendado”, alerta Mateus.
Segundo a Fundação Pró-Sangue, menos de 2% da população brasileira doa regularmente.
O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse percentual fique entre 4% e 6%.
A campanha tem acessos do Brasil inteiro, além de outros países como Portugal e EUA. Os principais Hemocentros do País também estão nessa causa.
O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE
· Ter entre 16 e 68 anos;
· Estar acima de 50 quilos;
· Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
· Estar bem alimentado e descansado;
· Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
· Gestantes devem aguardar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;